domingo, 27 de setembro de 2009

A importância da Literatura na disciplina de Português

por Andressa da Costa Farias

Creio que o maior desafio da Educação é estimular os alunos a serem também produtores do seu próprio conhecimento e não meros receptores passivos de “matérias escolares”. Neste sentido, a disciplina de Português aliou-se a literatura para estimular a análise crítica e a produção textual a partir da leitura/releitura de contos. Além disso, os alunos tiveram contado com um dos maiores clássicos da Literatura Brasileira-Machado de Assis através dos textos “Conto de Escola” e “Umas Férias”.
No 6º ano a maioria dos alunos manifestou conhecer ao menos algum conto de fadas. Afinal, como crianças certamente já tiveram contato com os inúmeros contos existentes. Estão no imaginário infantil: "Branca de Neve", "A bela adormecida", "Cinderela", "João e Maria", "Aladim". Etc. Todos foram convidados a “reler” os contos de fadas e compartilhar a leitura com os demais colegas. Logo, como dinâmica para observar a criatividade e o desenvolvimento da linguagem escrita dos alunos foi escolhido o conto “João e Maria”- As crianças pobres que são “abandonadas” na mata por sugestão da madrasta e que conseguem derrotar a bruxa e reencontrar o caminho de casa levando riquezas para o pai. Este conto aparece na íntegra no material adotado pela Escola Cristã de Florianópolis - Sistema Integral de Ensino, disciplina de Português. Os alunos foram desafiados a “recontar” a história adaptando para o contexto dos dias atuais. Saíram textos surpreendentes, criativos e coerentes. Tais produções podem ser acessadas através do blog.: http://www.turma06ccf.blogspot.com/. Porém, o 6º ano fez a leitura e a representação teatral do “Conto de Escola” de Machado de Assis.

“(...) o chefe superior e incontestado da nossa literatura (...). Ninguém, como ele, afirmou na obra literária a sua individualidade e a nossa nacionalidade. (...) O seu campo de atividade foi a sociedade em que vivemos. (...)”
In.: Senna(2008, pg.36).

Proporcionar aos alunos este “primeiro contato” com Machado de Assis é de fundamental importância visto a relevância do mesmo e a genialidade de sua escrita. Por isso decidi começar estimulando os alunos a lerem os “contos”. O 7º e 8º ano foi convidado a reescrever o conto “Umas Férias” adaptando também para os dias atuais. As produções podem ser acessadas através dos blogs.: http://www.turma07ccf.blogspot.com/ e http://www.turma08ccf.blogspot.com/.
Outra novidade adotada neste 3º bimestre foi o uso do Diário. O principal objetivo é analisar a escrita autônoma do aluno, a capacidade de distanciamento crítico da sua realidade, além de verificar a ortografia e o uso gramatical das sentenças produzidas. O livro base adotado para tal foi “Caderno de Segredos” de Bruno Albergaria. Sempre antes da prática da escrita no diário o aluno tem que ouvir um trecho deste livro. Objetiva-se com esta prática estimular a atenção e o “saber ouvir” como critério de reflexão.
Para o bimestre final de 2009 objetiva-se trabalhar os livros paradidáticos. Como professora de Português acredito que a leitura é de fundamental importância na formação crítica do aluno como sujeito autônomo e cidadão. Eis então a importância do tempo dedicado à Literatura na Disciplina de Português no Colégio Cristão de Florianópolis.

Bibliografia base para este artigo.:
ALBERGARIA, Lino de. Caderno de Segredos. Ed. Saraiva. São Paulo: 1995.
ASSIS, Machado de. Conto de escola e outras histórias curtas. Câmara dos Deputados. 2º Ed. Brasília: 2008.
SENNA, Marta de. O olhar oblíquo do bruxo: ensaios machadianos. Língua Geral. Rio de Janeiro: 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário