domingo, 27 de setembro de 2009

A importância da Literatura na disciplina de Português

por Andressa da Costa Farias

Creio que o maior desafio da Educação é estimular os alunos a serem também produtores do seu próprio conhecimento e não meros receptores passivos de “matérias escolares”. Neste sentido, a disciplina de Português aliou-se a literatura para estimular a análise crítica e a produção textual a partir da leitura/releitura de contos. Além disso, os alunos tiveram contado com um dos maiores clássicos da Literatura Brasileira-Machado de Assis através dos textos “Conto de Escola” e “Umas Férias”.
No 6º ano a maioria dos alunos manifestou conhecer ao menos algum conto de fadas. Afinal, como crianças certamente já tiveram contato com os inúmeros contos existentes. Estão no imaginário infantil: "Branca de Neve", "A bela adormecida", "Cinderela", "João e Maria", "Aladim". Etc. Todos foram convidados a “reler” os contos de fadas e compartilhar a leitura com os demais colegas. Logo, como dinâmica para observar a criatividade e o desenvolvimento da linguagem escrita dos alunos foi escolhido o conto “João e Maria”- As crianças pobres que são “abandonadas” na mata por sugestão da madrasta e que conseguem derrotar a bruxa e reencontrar o caminho de casa levando riquezas para o pai. Este conto aparece na íntegra no material adotado pela Escola Cristã de Florianópolis - Sistema Integral de Ensino, disciplina de Português. Os alunos foram desafiados a “recontar” a história adaptando para o contexto dos dias atuais. Saíram textos surpreendentes, criativos e coerentes. Tais produções podem ser acessadas através do blog.: http://www.turma06ccf.blogspot.com/. Porém, o 6º ano fez a leitura e a representação teatral do “Conto de Escola” de Machado de Assis.

“(...) o chefe superior e incontestado da nossa literatura (...). Ninguém, como ele, afirmou na obra literária a sua individualidade e a nossa nacionalidade. (...) O seu campo de atividade foi a sociedade em que vivemos. (...)”
In.: Senna(2008, pg.36).

Proporcionar aos alunos este “primeiro contato” com Machado de Assis é de fundamental importância visto a relevância do mesmo e a genialidade de sua escrita. Por isso decidi começar estimulando os alunos a lerem os “contos”. O 7º e 8º ano foi convidado a reescrever o conto “Umas Férias” adaptando também para os dias atuais. As produções podem ser acessadas através dos blogs.: http://www.turma07ccf.blogspot.com/ e http://www.turma08ccf.blogspot.com/.
Outra novidade adotada neste 3º bimestre foi o uso do Diário. O principal objetivo é analisar a escrita autônoma do aluno, a capacidade de distanciamento crítico da sua realidade, além de verificar a ortografia e o uso gramatical das sentenças produzidas. O livro base adotado para tal foi “Caderno de Segredos” de Bruno Albergaria. Sempre antes da prática da escrita no diário o aluno tem que ouvir um trecho deste livro. Objetiva-se com esta prática estimular a atenção e o “saber ouvir” como critério de reflexão.
Para o bimestre final de 2009 objetiva-se trabalhar os livros paradidáticos. Como professora de Português acredito que a leitura é de fundamental importância na formação crítica do aluno como sujeito autônomo e cidadão. Eis então a importância do tempo dedicado à Literatura na Disciplina de Português no Colégio Cristão de Florianópolis.

Bibliografia base para este artigo.:
ALBERGARIA, Lino de. Caderno de Segredos. Ed. Saraiva. São Paulo: 1995.
ASSIS, Machado de. Conto de escola e outras histórias curtas. Câmara dos Deputados. 2º Ed. Brasília: 2008.
SENNA, Marta de. O olhar oblíquo do bruxo: ensaios machadianos. Língua Geral. Rio de Janeiro: 2008.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Ensino a distância: a aplicação da informática na Educação

por Andressa da Costa Farias

Abstract. The Computer Science in Education is constituted by the different possibilities of the application of teaching/learning in the distance modality. Therefore, to analyze scientifically the docent actuation and the use of teaching and learning virtual environment is very relevant in the context of a society in constant technology transformations. In this perspective, the present work aims at describing what the learning virtual environments are and what they are for and their importance in the distance teaching as well as the functioning of courses in this modality. To do so, it is used the methodology of bibliographical and webgraphical research as the principal means of academic reflection. The research of this theme is justified by the fact of the increasing of the computer science in education.
Resumo. A informática na educação engloba as possibilidades da aplicação do ensino na modalidade à distância. Logo, analisar cientificamente a atuação docente e o uso de ambientes virtuais de aprendizagem é extremamente relevante em contexto de uma sociedade em constantes transformações tecnológicas. Este trabalho tem como objetivo descrever o que é e para que servem os ambientes virtuais de aprendizagem e sua importância no ensino a distância bem como o trabalho docente no funcionamento de cursos em tal modalidade. Para tanto, usou-se de metodologia científica a investigação bibliográfica e web-gráfica como principal meio de reflexão acadêmica. Justifica-se a pesquisa deste tema ao fato de observar o crescimento da demanda docente que aplique a informática na educação.
1 INTRODUÇÃO
Há claramente impactos no modo de se pensar educação e na prática do ensino-aprendizagem quando constatamos que a sociedade está cada vez mais inserida em tramas tecnológicas. Esta constatação recorrente nos faz refletir sobre a educação em si em tempos cibernéticos.
As mídias em geral colocam a disposição todo tipo de informação em tempo real através da Internet. Seja através dos aparelhos eletrônicos domésticos ou corporativos ou pela facilidade de comunicação digital.
Vivemos uma época de velocidades onde se pode diminuir o espaço ou as distâncias e subordina-los ao tempo. Uma época de fibra ótica, do satélite, do culto a imagem, da realidade virtual.
Silva (2001) faz uma análise crítica a respeito da educação com relação a inércia do saber, do estatuto do saber e constata que há carência de modelos educacionais. Pois a instituição “Escola” não representa mais o monopólio da “transmissão” do conhecimento e da informação.
O autor revela o descompasso entre a noção de verdade moderna e as formas de conhecimento que as novas tecnologias engendraram na sociedade. Pois, ainda segundo Silva (2001), com as novas tecnologias o lugar do saber se descentraliza e se expande. O conhecimento, desta maneira, está em todo o lugar e em nenhum lugar.
Belloni (1992) ressalta que o uso das NTCI (Novas Tecnologias Computação e Informação) na educação provoca uma reviravolta nas atitudes profissionais docentes. Enfatiza a necessidade de se educar para a Mídia. E acrescentaríamos de se educar na mídia, nas mídias computacionais e com as mídias.
A partir de tais exposições considerou-se importante pesquisar sobre de que maneira podem-se pensar os novos contextos educacionais que surgem com o advento do ensino a distância acoplado as novas tecnologias informáticas. Além de refletir sobre o papel do professor e a sua atuação docente frente a estas realidades.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O ensino a distância no Brasil
A aprendizagem a distância geralmente é associada ao uso da internet e das ferramentas tecnológicas. Porém, inicialmente havia o ensino por correspondência (mais ou menos em 1904) os cursos eram voltados para o estudo em casa como cursos de caligrafia, bordado, corte e costura mecânica, entre outros.
No Brasil começa a operar a modalidade a distancia a partir de 1994 e 1996 pelas respectivas Universidades Federais do Mato Grosso e de Santa Catarina.
O início da modalidade “a distância” no ensino superior brasileiro ocorreu de maneira tardia com relação aos outros países do mundo e uma possível justificativa remete-se ao histórico de educação no país que também se inicia de forma lenta e atrasada.
Em 2006, o Ministério da Educação lança o edital do programa Universidade Aberta do Brasil com chamadas públicas para que universidades federais buscarem habilitação para ofertas de cursos superiores em parcerias com estados e municípios.
2.2Prática Docente e as Novas Tecnologias na Educação Brasileira
É notável a necessidade de docentes críticos e conscientes da possibilidade do uso a informática e das tecnologias comunicacionais na aplicação pedagógica na atualidade. Desta maneira, as novas tecnologias na educação brasileira perpassam o uso em si do computador e vão abarcar um caráter interdisciplinar e de conhecimento em rede proporcionado pelo uso da Internet, por - exemplo. Logo, a importância da análise e discussão da prática docente em contextos de ambientes virtuais de aprendizagem que se configuram na emergência do ensino a distância na Educação Brasileira atual.
Thurler in Perrenoud (2002) enfatiza que a partir de agora os professores tem que reinventar a si próprios enquanto pessoas e membros de uma profissão. Muitos experimentarão contextos profissionais totalmente novos, desafios intelectuais e educacionais bem diversos daqueles que estavam acostumados.
Perrenoud (2000) em seu livro “Novas competências para Ensinar” dedica um capítulo a ênfase de que uma nova competência para a docência é saber fazer uso das novas tecnologias.
Coloca no “centro do ofício do professor” fazer uso de ações bastantes práticas como utilizar editores de textos; explorar as potencialidades didáticas dos programas em relação aos objetivos do ensino; comunicar-se a distância por meio da telemática e aplicar ferramentas multimídia no ensino.
No país, o ensino a distância cresce a cada ano. Na área da educação, a modalidade abrange curso de graduação, especialização, formação continuada, formação em serviço e educação de jovens e adultos. As maiores justificativas para esta demanda crescente nesta modalidade de ensino é expansão da oferta de trabalho exigindo qualificação e políticas públicas que visam o aumento do acesso à educação. Além disso, a modalidade EaD contribui para chegar a Educação principalmente aquelas populações que estão distantes dos grandes centros urbanos.
3. Ambientes de aprendizagem
Rodrigues (2005) (apud Goodyer (2001), define ambiente de aprendizagem como um conjunto complexo de estruturas encadeadas que fornecem o cenário (setting) físico para o trabalho de uma comunidade de aprendizes.
Este cenário pode incluir toda sorte de recursos de aprendizagem, que convencionamos chamar de hardware e software e também objetos de conhecimentos produzidos pelas interações dos membros nas comunidades de aprendizagem.
Há diversos exemplos de ambientes virtuais de aprendizagem, podemos citar: o Moodle, SOLAR, TelEduc, eProInfo, etc. Conforme Almeida (2003), ambientes virtuais de aprendizagem.
... são sistemas computacionais disponíveis na Internet, destinados ao suporte de atividades mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação. Permitem integrar múltiplas mídias, linguagens e recursos, apresentar informações de maneira organizadas, desenvolver interações entre pessoas e objetos de conhecimento, elaborar e socializar produções tendo em vista atingir determinados objetivos. As atividades se desenvolvem no tempo, ritimo de trabalho e espaço em que cada participante se localiza, de acordo com uma intencionalidade explíxita e um planejamento prévio denominado design educacional, o qual constitui a espinha dorsal das atividades a realizar, sendo revisto e reelaborado continuamente no andamento da atividade.

São, em suma, softwares ou programas voltados ao sistema de ensino e aprendizagem que pode se realizar através da Internet como suportes. Facilitam o cotidiano dos educadores que trabalham através das faces virtuais, pois, possibilitam fácil manuseio no controle de aulas, discussões, apresentações, atividades educacionais, etc.
Dentre as instituições públicas, sobretudo universidades federais, um AVA que vem sendo utilizado é o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), ambiente de aprendizagem que foi desenvolvido pelo australiano Martin Dougiamas em 1999. Uma grande vantagem deste software é que foi desenvolvido a partir de uma plataforma de Software Livre, de maneira que pode ser baixado, instalado e modificado por qualquer pessoa no mundo. Está disponível no endereço eletrônico: http://www.moodle.org.
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Conforme salienta Hack (2006), é importante destacar que a modalidade educacional a distância não veio para substituir a presencial, mas sim existe como forma de complementá-la, pois cada forma possui características próprias e atende a públicos distintos.
Logo, voltamos então a enfatizar que nenhuma modalidade se impõe ou se sobrepõe a outra e que a partir da nossa investigação bibliográfica cada vez mais o ensino é uma mescla das duas modalidades: a distância e presencial.
Segundo Martins & Cruz (2008) a Educação a distância representa um cenário de inovações no campo educacional pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação. Deste modo é de relevante importância no Ensino a Distância a comunicação, interação e interatividade visto que a maior parte de comunicação entre os agentes envolvidos se dá através dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
Em relação à atuação docente consideramos que o perfil do professor para atuar no Ensino a distância requer uma série de novas habilidades além de sua área de conhecimento. Este profissional deve “dominar” os recursos de mídias e tecnologias e saber “adaptar” ao seu conhecimento didático. Pois, já que a sociedade está repleta de tecnologias há a necessidade de novos tipos de práticas pedagógicas. Neste sentido, alguns autores já mencionados consideram que o professor neste contexto tecnológico deve se “reinventar”, pois experimentarão contextos profissionais totalmente novos e desafios intelectuais diversos.
REFERÊNCIAS
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ALMEIDA, MARIA ELIZABETH DE. ProInfo. “Informática e formação de professores”. Volume 2. Série de Estudos Educação a Distância. Ministério da Educação. Brasília:2000.
ALMEIDA, MARIA ELIZABETH DE. ProInfo. “Informática e formação de professores”. Volume 1. Série de Estudos Educação a Distância. Ministério da Educação. Brasília:2000.
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