sexta-feira, 24 de abril de 2009

Desafio de Português-a prática da leitura como uma constante

Por Andressa da Costa Farias-prof.ª Português

Neste primeiro bimestre de atividades de Português com as turmas do 6º, 7º e 8º ano do Colégio Cristão, uma constatação vigente é a necessidade de estimular a prática da leitura como suporte para melhora da escrita e da ortografia dos alunos.
Numa pesquisa prévia a constatação é de que a prática de ler livros não é uma realidade na vida dos alunos. Fato este não surpreendente uma vez que o Brasil, enquanto país, lê pouco.
Logo, um dos recursos utilizados para o incentivo da prática da leitura foi o estímulo à descoberta da literatura de qualidade. Apresentando autores singulares e que fazem um diferencial na Literatura Brasileira.
Um autor escolhido para o enfoque foi o grande escritor e poeta gaúcho “Mário Quintana”. Tal autor é, inclusive, um dos indicados para a prova vestibular UFSC-2010. Os alunos foram incentivados a pesquisar sobre a vida e a obra do poeta e trazer poemas (dois ou mais) que tivessem sido significativos a leitura. Houve debate a fim de entendimento das mensagens que o autor passa nos seus textos.
Mário Quintana também sempre esteve preocupado com a importância do ato de leitura e dedica um poema justamente a esta temática. Tal texto foi inicialmente apresentado aos alunos ainda antes da pesquisa sugerida.:
“INVITATION AU VOYAGE
Se cada um de vós, ó vós outros da televisão_ vós que viajais inertescomo defuntos num caixão-se cada um de vós abrisse um livro de poemas...faria uma verdadeira viagem...Num livro de poemas se descobre de tudo, de tudo mesmo!_ Inclusive o amor e outras novidades.Mário Quintana."

Além disso, o fato dos alunos terem ido a Porto Alegre, neste bimestre, e visitado a Casa de Cultura Mário Quintana contribuiu de forma significativa para aliar o ensino à prática e como forma de incentivo a descoberta da literatura e da vida dos escritores.
Outro recurso utilizado para prática da leitura e o gosto pela mesma é a visita à biblioteca que tem sido feita nas aulas de Português em quartas-feiras alternadas e a realização da leitura em aula por alguns minutos.
Acredito que somente a prática efetiva da leitura em sala de aula como atividade constante pode estimular o gosto pela leitura, literatura e escritores de qualidade. Fato este que visa melhorar significativamente a escrita e a ortografia dos alunos do Colégio Cristão de Florianópolis como objetivo maior da disciplina de Português.

Bibliografia:
Quintana, Mário. Antologia Poética. L&PM Pocket. Porto Alegre:2001.

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